Transplantando mudinhas das sementeiras
De todo o processo de semeadura até a planta adulta, para mim a parte mais dramática é esta. Pois com certeza sei que perderei algumas mudinhas no caminho. Mas é a vida, e as mudinhas a cada mês pedem um lugar maior para crescerem e ficarem bonitas.
Aqui uma das minhas sementeiras já com mudinhas gritando por um vasinho, rss. A maioria dos quadradinhos estavam com mais de uma mudinha. O ideal é que cada quadrado tenha uma muda, então ela pode ficar um bom tempo aí até que você tenha um local disponível. O problema é que ela não irá se desenvolver. Mas repare que tenho nichos com grande quantidade de micro mudinhas, e essas vão ser difíceis de separar. O fato é que destas as sementes eram praticamente um pó, então não tinha como por 3 por nicho, como recomendam. Vou esperar crescerem mais para poder replantar.
Aqui temos Russélia
E aqui ficóide, um tipo de suculenta. Essa tá pedindo peloamordedeus pra ser transplantada, rss
Bom, como meu espaço está crítico, vou fazendo assim: separo as mudinhas da sementeira com nichos mais pequenos e vou plantando na sementeira de nicho maior, como as acima. Ou então em bandejas improvisadas, como essas:
Essas mudas maiores são de Mirabilis, e já estão prontas para saírem daí. As outras pequenas são de petúnia. Essas petúnias me deram trabalho! Semeei na sementeira muitas em um quadradinho só, pois as sementes são que nem pó. Cresceram muito apertadas e não iam pra frente. O problema é que ainda estavam muito pequenas para serem separadas, minúsculas mesmo. Mas se eu não separasse, elas não iriam crescer. Resolvi arriscar. Perdi algumas mas a maioria está crescendo de vento em popa!
Vamos para a prática! Nos saquinhos de sementes comerciais, recomendam transplantar para o local definitivo quando a plantinha tiver 4 folhas ou mais. Não recomendo. Já fiz e perdi tudo. Deixe a muda lá por pelo menos um mês, até que as raízes estejam bem fortes e a planta robusta. A não ser que aconteça de em poucos dias ela crescer muito, como vou mostrar abaixo.
Hoje tive que transplantar umas mudinhas de capuchinha, que semeei tem uns 7 dias, e já estavam muito grandes para o local.
Vejam como as raízes já estavam enormes!
No transplante, é importante preservar o máximo a integridade das raízes. No caso dessa estava fácil, pois não precisei separar mudas, pois só tinha uma em cada quadrado. Ela foi pra uma sementeira maior, mas creio que daqui uma semana precisará ir pro local definitivo.
Esta jardineira estava produzindo pouco, resolvi tirar daí estas mudinhas e por outras plantas maiores que estavam em um mesmo vaso pedindo para serem separadas.
Lembrem-se da integridade da raíz! Eu mexo com um palito toda a terra envolta até embaixo, pra soltar a terra da raíz e puxo com cuidado.
Pronto!
Vejam este vaso... dá pra crer que tem umas 5 plantas aí? Foi algumas flores que nem lembro quais plantei de semente de saquinho e deixei... tadinhas!
Bom, vamos lá dar uma casa decente às coitadas? Tire o torrão todo do vaso... é fácil quando você molha bem a terra e dá umas espremidas no vaso.
Separe as mudas cuidando para preservar o máximo as raízes. No caso, elas estavam emaranhadas, então tive que tirar um tanto bom.
Pronto! Dá pra imaginar que isso tudo estava num único vaso pequeno? Não se preocupe se as plantas serem uma murchada, é normal até que se adaptem ao novo ambiente.
Agora a parte melindrosa... fazer o que os botânicos chamam de "raleamento". É retirar todas as mudinhas mais fracas do nicho da sementeira e deixar uma só por nicho, a mais forte. Como eu sou teimosa, não jogo fora as outras, planto todas. E elas crescem felizes.
Tire o torrão e separe as raízes delicadamente.
Pronto! Feliz no berçário novo!
IMPORTANTÍSSIMO: Sempre que replantar uma mudinha ou mesmo plantas grandes, adultas, regue muito! Todos os dias! Até que a raíz se firme! Se for muda bebê então, regue todos os dias até que ela vá para o local definitivo, aí continue regando todos os dias até que você veja que ela está bem firme!
Ervas naturais, bom para a saúde.
Para quem não é fã de remédios químicos, as ervas naturais servem perfeitamente para prevenir e até mesmo combater alguns males, pois estas se bem dosadas contém muitas propriedades curativas, e o que é melhor, não oferecem contra indicação, isso claro se forem usadas de forma adequada.
As Ervas são tão importantes para a saúde, que como sabemos nossos avós já usavam com grande êxito, mesmo por que não existiam remédios químicos como conhecemos hoje, e eles sabiam se virar muito bem sem eles.
O importante no uso destas ervas e saber como usá-las, pois algumas podem ser cozidas, já outras não devem ser cozidas, mas o que se deve fazer é a infusão da planta, ou seja, ferve-se a água primeiramente e depois de fervida coloca-se a erva.
Outras ervas para se obter grandes resultados deve-se fazer apenas o suco delas cruas não necessitando que sejam cozidas, exemplo disso é o capim Cidreira que batido no liquidificador fornece um excelente calmante para os nervos e também é um grande tonificante, já se for usado como um chá, pode derrubar a pressão, o que poderá ser prejudicial a saúde.
A folha de alcachofra também se for usada simplesmente como infusão e tomada fria, ajuda a controlar o diabetes, mas se for o chá quente, colabora para o emagrecimento as vezes indesejado. Por isso, use as ervas naturais, mas sempre com moderação e quando realmente achar preciso.
Conheça os benefícios de algumas ervas.
![]() |
Ervas aromáticas |
Conheça os benefícios de algumas ervas.
As ervas são encontradas na natureza em grande variedade. Com vasta possibilidade de utilização, elas são muito úteis na culinária, no uso medicinal e também em outros campos.
Características principais
Suas folhas verdes são freqüentemente utilizadas na culinária, mas suas raízes, flores, sementes, caules e algumas outras partes, são de bastante utilizadas pela medicina complementar por suas características medicinais.
De forma geral, podemos entender que as ervas possuem diferentes tipos de aplicações. Estas diferenças podem ser observadas entre as ervas medicinais e aquelas específicas à culinária (também conhecidas como ervas aromáticas).
No caso das ervas medicinais, estas podem ser utilizadas de forma mais abrangente, podendo ser aproveitadas muitas de suas partes.
Da esquerda para a direita temos:
1. Coentros: Recomenda-se mastigar as folhas, para alívio da indigestão. Um dos sabores mais utilizado na cozinha. As suas folhas são ricas em vitamina C e têm um sabor intenso. Utilizado em sopas, saladas, pratos de carne, de peixe e marisco.
2. Salva: As infusões com folhas atuam sobre o sistema digestivo e melhoram a circulação. Sob a forma de gargarejos tem o poder anti-séptico. A nível externo, ajuda nas infecções da pele.
As suas folhas são muito aromáticas e levemente condimentadas. Devem ser picadas. Combinam bem com risottos, carnes de porco, de aves, peixes e batatas.
3. Tomilho: Alivia distúrbios intestinais e é utilizado em gargarejos, contra inflamações de garganta e em xarope para tratamento de tosses e congestões respiratórias.
As suas folhas são muito aromáticas e levemente condimentadas. Devem ser picadas. Combinam bem com risottos, carnes de porco, de aves, peixes e batatas.
3. Tomilho: Alivia distúrbios intestinais e é utilizado em gargarejos, contra inflamações de garganta e em xarope para tratamento de tosses e congestões respiratórias.
É perfeito para usar em guisados e cozidos. Muito usado em pratos de carne, peixe, sopas e molhos.
4. Salsa: Estimulante e diurética, ajuda na digestão. Sob a forma de infusão, tem benefícios para a pele. Como emplastro alivia irritações e picadas de insectos.
4. Salsa: Estimulante e diurética, ajuda na digestão. Sob a forma de infusão, tem benefícios para a pele. Como emplastro alivia irritações e picadas de insectos.
Fica bem com sopas, molhos, pratos de carne e de peixe e omoletes. As suas folhas e talos podem ser usados. É muito apreciada para ser usada como guarnição.
Fonte: Idademaior.
Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa páginahttp://www.facebook.com/ Shalom.Nature
Fonte: Idademaior.
Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa páginahttp://www.facebook.com/